Cursos de formação de professores

O primeiro curso de formação de professores da história foi iniciado por Frederick Matthias Alexander em Londres, em 1931, e patrocinado pelo conde de Lytton, Dr. Peter Macdonald e Sir Lynden Macassey, com o apoio de várias autoridades médicas e educacionais.

À época de Alexander foram adotados os padrões de qualquer cursos de formação estabelecidos pelas autoridades britânicas. Esses cursos deveriam ser de período integral, com quinze horas presenciais por semana, cumpridas em três trimestres ao ano durante três anos.

O programa de cursos de formação de professores da Técnica Alexander aprovados pela ATAS têm que cumprir critérios semelhantes. Eles duram entre três e quatro anos, perfazendo um total mínimo de 1.600 horas e a razão entre número de estudantes e professores em uma escola certificada deverá ser de, no mínimo, 1 professor para cada 5 alunos, conforme especificado em nossos estatutos. Isto é necessário para que os estudantes tenham atenção individual durante a prática do aprimoramento de seu uso.

Assim o futuro professor desenvolve sua habilidade em utilizar os princípios do método desenvolvido por Alexander em suas atividades diárias para, só depois, praticar a comunicar esses mesmos princípios através do uso de suas mãos e clareza de seus pensamentos nos seus alunos.

São exigidos também que princípios básicos de anatomia e fisiologia sejam instruídos além do estudo da obra escrita completa de F. M. Alexander.

Uma comissão formada por membros mais experientes da ABTA acompanha cada escola para assegurar que o trabalho desenvolvido ali seja eminentemente prático e de acordo com os padrões estipulados por todas as associações afiliadas internacionalmente.

DIRETORES DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DA ABTA

Uma Colaboração Profissional

Para se tornar diretor de um curso de formação o professor proponente tem que comprovar ter frequentado um curso de formação aprovado pela ABTA ou por uma das associações afiliadas; ter experiência mínima de dez anos de prática de ensino individual continua; ter experiência mínima (um ano) de ensino em um curso de formação aprovado pela ATAS; apresentar cartas de recomendação de dois diretores de cursos aprovados e passar por uma entrevista pelos membros da Comissão dos Diretores de Cursos de Formação da ABTA, demonstrando seu conhecimento sobre a Técnica Alexander, habilidade em se comunicar, experiência profunda e integridade profissional.

PADRÕES INTERNACIONAIS DE FORMAÇÃO

Ser estudante de um curso de formação aprovado pela ABTA tem várias vantagens, incluindo o reconhecimento internacional.

A Associação Internacional da Técnica Alexander (Alexander Technique Affiliated Societies) agrega dezessete associações internacionais que reconhecem mutuamente a qualificação mantendo os padrões de treinamento e seguem os códigos de conduta profissional acordados globalmente.

A ATAS (associação internacional da Técnica Alexander) se dedica a manter os padrões de treinamento desenvolvidos originalmente por F. M. Alexander.

INTERESSADO EM SE TORNAR
UM PROFESSOR DA TÉCNICA ALEXANDER?

Contate um dos diretores dos cursos de formação aprovados pela ABTA.

Escola Brasileira da Técnica Alexander
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Centro de Estudo da Técnica Alexander
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BENEFÍCIOS DISPONÍVEIS
AOS ESTUDANTES DOS CURSOS
DE FORMAÇÃO DA ABTA

Uma vez matriculado num curso de formação aprovado pela ABTA, o estudante poderá comparecer às assembléias gerais ordinárias anuais da ABTA. Nelas os professores mais experientes lideram oficinas, discussões, palestras e demonstrações práticas de suas mais recentes descobertas.

Promovemos variadas atividades anuais em vista do desenvolvimento profissional contínuo dos professores.