O que é a Técnica Alexander?

ATécnica Alexander é um método de re-educação psicofísica que nos permite um melhor uso de nós mesmos.

Um bom uso de si implica em saber usar conscientemente o próprio corpo e seus mecanismos de maneira que seja possível evitar tensões desnecessárias que prejudicam e interferem com o nosso desempenho.

Nas aulas, aprende-se a entender e a praticar atividades corriqueiras como sentar, levantar, caminhar e falar, com maior eficiência criando a possibilidade de reconhecer os padrões de tensão e esforço desnecessários, podendo assim, se quiser, evitá-los.

O mesmo processo ocorre também em atividades específicas tais como cantar, tocar um instrumento, praticar esportes, trabalhar ao computador, etc.

Assim, com a percepção das reações habituais, torna-se possível escolher e promover mudanças para um diferente uso de si mesmo.

Esta Técnica vem sendo ensinada, ininterruptamente, há mais de cento e vinte anos. Seu alcance está além do “alívio de tensões” ou da “re-educação corporal”, pode-se dizer que a Técnica Alexander está a serviço do auto conhecimento e desenvolvimento do ser humano de uma maneira integrada.

COMO É ENSINADA

A Técnica Alexander é ensinada em aulas individuais ou em grupo. São todas personalizadas de acordo com as necessidades do aluno.

O professor guia o aluno, com suaves orientações manuais e instruções verbais a uma nova experiência. Nas aulas o aluno percebe padrões de uso que são nocivos à saúde e bem estar. Não se trata de exercícios, tratamento terapêutico ou massagem e sim de uma reeducação.

Com a Técnica Alexander aprendemos que ao “parar de fazer” o que está impedindo o bom funcionamento do nosso organismo podemos reorientá-lo para responder de maneira integrada.

BENEFÍCIOS DA TÉCNICA

A Técnica Alexander não tem contra-indicações; qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser beneficiada.

Através das observações e experiências vivenciadas em aula, o indivíduo pode descobrir caminhos por onde seus movimentos aconteçam com maior prazer e liberdade, melhorando assim o desempenho das funções vitais e a coordenação geral do organismo.

QUEM PROCURA

Pessoas com problemas de saúde, tais como alterações posturais, torcicolos frequentes, estresse muscular associado a atividades repetitivas, dificuldades respiratórias, buscando alívio para o desconforto decorrente de uma condição física fragilizada.

Artistas, músicos, cantores, atores e atletas também podem ser beneficiados pela Técnica Alexander uma vez que os liberta de hábitos estereotipados adquiridos ao longo de anos de treinamento, estudo e ensaio.