Raquel Pires Cavalcanti

abta_professores_raquelcavalcanti_252x182
DATA DE NASCIMENTO:

06/06/1973

NACIONALIDADE:

Brasileira

ONDE ENSINA A TÉCNICA

Belo Horizonte MG

TELEFONE:

+55 31 9511 5179

A bailarina, professora e coreógrafa, Raquel Pires nasceu em Belo Horizonte (MG).  Em 1995 mudou-se para Nova York, EUA, para aprofundar seus estudos na dança e, através dela, conheceu a Técnica Alexander. No ano seguinte, já completamente encantada pelo trabalho e pelas possibilidades que a técnica trazia para sua vida e sua profissão, resolveu se ingressar no curso de formação, tornando-se professora da Técnica Alexander pelo Institute of Research Development and Education in the Alexander Technique. Em 2003 fez sua pós-graduação pelo Manhattan Center of the Alexander Technique. Raquel atuou como professora-assistente em diversas instituições de ensino superior nos Estados Unidos tais como Fordham University, Sarah Lawrence College e New York University, ministrando aulas da Técnica Alexander para bailarinos, atores e músicos, paralelamente ao trabalho de aulas individuais, que mantém até hoje.

Raquel graduou-se em Artes Liberais pela Adelphi University e fez mestrado em Dança Educação pela New York University, conquistando o prêmio de excelência pela sua dissertação de mestrado “Uma maneira de pensar: Implicações da Técnica Alexander no ensino da dança”, atuando em diversos congressos no Brasil e EUA como por exemplo na Harvard School of Education, New York University, I e II Congresso de Dança e da Técnica Alexander, e no XXI Congresso Internacional de Dança e Medicina, em Washington, DC.

Atualmente, Raquel é professora do curso de licenciatura em dança da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisa a Técnica Alexander e suas implicações no aprendizado e na performance em dança.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• IRDEAT – Institute for Research, Development and Education in the Alexander Technique, Nova Iorque, EUA (1996-1999)
• MCAT – Manhattan Center for the Alexander technique (pós-graduação), Nova Iorque, EUA (2003)

abta_professores_raquelcavalcanti_trabalho