A Técnica Alexander é um método de reeducação psicofísica que nos permite um melhor uso de nós mesmos.

Um bom uso de si implica em saber usar conscientemente o próprio corpo e seus mecanismos de maneira que seja possível evitar tensões desnecessárias que prejudicam e interferem com o nosso desempenho.

Nas aulas, aprende-se a entender e a praticar atividades corriqueiras como sentar, levantar, caminhar e falar, com maior eficiência criando a possibilidade de reconhecer os padrões de tensão e esforço desnecessários, podendo assim, se quiser, evitá-los.

O mesmo processo ocorre também em atividades específicas tais como cantar, tocar um instrumento, praticar esportes, trabalhar ao computador, etc.

Assim, com a percepção das reações habituais, torna-se possível escolher e promover mudanças para um diferente uso de si mesmo.

Esta Técnica vem sendo ensinada, ininterruptamente, há mais de cento e vinte anos. Seu alcance está além do “alívio de tensões” ou da “reeducação corporal”, pode-se dizer que a Técnica Alexander está a serviço do auto conhecimento e desenvolvimento do ser humano de uma maneira integrada.