Outros Estados

Bahia

FLORENCIA MARTINEZ

Eu sou Flor Martinez, Argentina nascida em 1980, Iniciei minha formação em dança com 3 anos de idade e com 15 anos estudos em massagem e várias técnicas de Educação Somática.

Em 2008 comecei fazer aulas da Técnica Alexander com Merran Poplar, e 2 anos mais tarde, meu treinamento como professora em E.T.A.B.A.

Apesar de ter estudado muitos anos de dança, teatro e diversas técnicas somáticas, eu não encontrei nenhuma que poderia abrir o caminho para mudanças tão profundas como a Técnica Alexander.

Na conclusão do meu treinamento, viajei para estudar com Ana Thomaz e continuar minha pesquisa sobre educação e desescolarização e fiquei morando no Brasil, aprofundando meus estudos em CNV e T.A.

Atualmente ofereço aulas da Técnica Alexander, no nosso Centro cooperativo de Desenvolvimento Humano, em Serra Grande, Bahia e Coordeno grupos de pesquisa, onde trabalhamos com a Técnica Alexander em relação à dança e a exploração do movimento, a comunicação não violenta, a meditação e a vida na natureza.

Considero a Técnica Alexander uma verdadeira meditação em movimento.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Escuela de la Técnica Alexander Buenos Aires – Argentina (2010/2014)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Fazenda Aritagua
Lote 9 – Centro cooperativo de desenvolvimento humano
Rodovia Ba 001 km28
Ponta do ramo
Serra Grande – BA
Clinica canto das mangueiras
Rua Ruy Cajueiro 156B
Bairro Pacheco
Ilhéus -BA
Casa Guio
Bairro Rio Vermelho
Salvador – BA

TELEFONE:
(11) 97513-1997

E-MAIL:
flormartinez.aulaseterapias@gmail.com

WEBSITE

Brasília - DF

CAMILLO VACALEBRE

Possuo bacharelado em dança pelo CNDO/EDDC – Center for New Dance Development / European Dance Development Center, no Instituto de Artes em Arnhem, Holanda (1990-1994).

Desde 1995 ensino composição em dança e Contato Improvisação em instituições acadêmicas, centros independentes e festivais na América Latina e na Europa.

Recebi o diploma de professor da Técnica Alexander no ATCA – Alexander Technique Centre Amsterdam em 2007 e desde então dou aulas individuais e de grupo. Dou aulas online, desde 2018, por escolha pedagógica.

Me especializei em Procedimentos Dart e Técnica Alexander com Joan e Alex Murray, com Rose Bronec e com Luc Vanier.

Integrei o corpo docente da ETABA – Escuela de Técnica Alexander de Buenos Aires (2013-2017).

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Alexander Technique Centre Amsterdam (2004/2007)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Brasília

TELEFONE:
(61) 98275-3377

E-MAIL:
aprenderalexander@gmail.com

WEBSITE

ROSA SCHRAMM

Se dedica ao estudo do movimento com a dança e com a Técnica Alexander na criação artística, no ensino e em pesquisa de doutorado nas Artes Visuais da Universidade de Brasília.

Se formou entre 2013 e 2015 na Escuela de Técnica Alexander de Buenos Aires (ARG). Estudou por dois meses em 2014 e 2015 com Joan Murray e Alex Murray no Alexander Technique Center Urbana (EUA), que investigam, a partir do movimento evolutivo de Raymond Dart, as curvas e as espirais na Técnica Alexander.

Em 2016 começa a estudar as espirais, a dinâmica do equilíbrio e o movimento também com o Kinomichi, arte marcial descendente do Aikido.

Dá aula presencial, individual e grupal, e também online.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• ETABA- Escuela de Técnica Alexander Buenos Aires – Argentina (2013/2015)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Brasília

TELEFONE:
(61) 98275-2524

E-MAIL:
rosaschramm@gmail.com

Ceará

GEÓRGIA DIAS

Professora da Técnica Alexander desde abril de 2004, cantora desde sempre, terapeuta especializada em técnicas respiratórias e de relaxamento.

Meu primeiro professor da Técnica Alexander foi Ron Murdock (tenor e professor da Técnica). Desde a minha primeira aula em 1999 eu me aprofundo na combinação da voz e a Técnica Alexander, e canto profissionalmente desde 1986, com minha banda em Amsterdam.

Encorajada por Ron, iniciei meus estudos em abril de 2001 me formando como professora da Técnica em abril de 2004 na ATON (Alexander Techniek Opleiding Nederland), na Holanda, sob a direção de Arie Jan Hoorweg. Tive o privilégio de ter tido aulas com vários outros professores maravilhosos, como Merran Popler, Jos Burger, Fransje Thio, Silvia Sferlazzo, entre outros.

Em 2011 fui reconhecida como terapeuta especializada em técnicas respiratórias e de relaxamento pela associação holandesa VBAG (Vereniging ter Bevordering van Alternetieve Geneeswijze)

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• ATON (Alexander Techniek Opleiding Nederland), na Holanda, sob a direção de Arie Jan Hoorwe – 2001 / 2004

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

On-Line
Meireles
Fortaleza

TELEFONE:
(85) 98447-1186

E-MAIL:
georgissima@gmail.com

WEBSITE

Minas Gerais

RAQUEL PIRES CAVALCANTI

Sou bailarina, professora de dança e coreógrafa. Em 1995, mudei-me para Nova York, EUA, para aprofundar meus estudos na dança. Então, conheci a Técnica Alexander

Me formei como professora do método em 1999, pelo Institute of Research Development and Education in the Alexander Technique, com Ann e Troup Mattews e pós graduada pelo Manhattan Center of the Alexander Technique em 2003, com Caren Bayer. Lá, estudei com professores de outros países, com quem me especializei em aulas para grupos.

Trabalho com artistas dentro e fora do contexto acadêmico explorando os princípios da TA em atividades cotidianas e profissionais em aulas individuais e coletivas.

Minha dissertação “Uma maneira de pensar: Implicações da Técnica Alexander no ensino da dança” foi premiada com excelência em Dança Educação pela New York University.

Desde 2014 sou docente do curso de dança da Universidade Federal de Minas Gerais.

Na UNICAMP estou finalizando meu doutorado no PPG Artes da Cena.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• IRDEAT – Institute for Research, Development and Education in the Alexander Technique, Nova Iorque, EUA (1996-1999)
• MCAT – Manhattan Center for the Alexander technique (pós-graduação), Nova Iorque, EUA (2003)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Belo Horizonte MG

TELEFONE:
(31) 9511-5179

E-MAIL:
racavalcanti2@gmail.com

Paraná

MARIA NEIDE SAMPAIO

Sou arquiteta.

Durante as aulas de canto, minha professora, Walkirya Ferraz sempre relembrava que para cantar usamos o corpo todo, eu não conseguia entender o que isso significava. Até que um dia ela me emprestou um livro (O Aprendizado do Corpo) cujo enfoque para mim fez muito sentido. Comecei a fazer aulas particulares e pré-cursos para finalmente entrar na formação. É uma formação não só para ser professor, mas fundamentalmente para Ser.

ONDE FEZ O TREINAMENTO:

• Escola Brasileira da Técnica Alexander: Pensar em Atividade – São Paulo (2009/2013)

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Rua Professor Joaquim de Matos Barreto, 180. Londrina PR

TELEFONE:
(43) 9137-9673

E-MAIL:
neide.aqua@gmail.com

SIBELE REGINA VARESCHI

Sibele Vareschi, professora formada pelo Constructive Teaching Centre em Londres. Trabalha na Reserva Airumã, onde faz os atendimentos com a Técnica Alexander.

ONDE ENSINA A TÉCNICA:

Curitiba – PR

TELEFONE:
(41) 9645-7106 | (41) 3016-9346

E-MAIL:
sibelevareschi@hotmail.com