Frederick Matthias Alexander (1869/1955) nascido na Austrália iniciou sua carreira como ator e declamador em Melbourne, especializando-se nas obras de Shakespeare. Após alguns anos, sendo bem sucedido na trajetória escolhida, ele desenvolveu uma debilidade na garganta levando-o a um estado de severa rouquidão e posteriormente, total perda da voz.
Diante desse sério desafio, Alexander decidiu procurar médicos e especialistas a fim de solucionar o seu caso. Estes foram incapazes de diagnosticar o problema ou ajudá-lo de alguma forma, exceto aconselhando-o ao descanso absoluto do aparelho vocal. Tal conselho foi seguido com toda prudência e sua voz melhorou, mas para a frustração de Alexander ao voltar a recitar em público, antes mesmo que terminasse a apresentação, sua voz estava em péssimas condições novamente.
F. M. Alexander questionou o tratamento recomendado e pensou que a causa de seus problemas deveria estar relacionado com a maneira dele recitar.
Determinado a superar esse obstáculo, F. M. com sua extraordinária capacidade de investigação e paciência, desenvolveu um programa intensivo de observação e experimentos com o auxilio de espelhos para descobrir a solução dessa questão.
Durante aproximadamente dez anos de meticulosa pesquisa e dedicação Alexander descobriu que corpo e mente funcionam como uma unidade psicofísica, ou seja, inseparáveis.
F.M. foi capaz de determinar exatamente o que é que ele estava fazendo que afetava o bom funcionamento de sua voz causando a rouquidão.
Ele percebeu que a partir do controle consciente de seus pensamentos e ações era possível usar a si mesmo sem causar danos para seu organismo o que lhe permitiu voltar a declamar.
Esse novo uso de si trouxe outras mudanças no seu modo de viver.
Em seguida, ele percebeu que o “mau uso” que observou em si mesmo era comum na maioria dos seres humanos e que a sua Técnica tinha aberto portas para uma nova disciplina com abordagem educacional promovendo bem-estar pessoal e revelando como realmente o ser humano opera no mundo.
F. M. Alexander
“Você traduz tudo, seja físico, mental ou espiritual em tensão muscular.”
F. M. Alexander
Louise Morgan
“A postura não é apenas a maneira como ficamos de pé ou como nos apresentamos. Ela permeia nossa personalidade e é inseparável de nós mesmos. A postura nos expõe em cada movimento, bem como quando estamos parados. Ela permite levantar uma xícara de chá ou correr para pegar o ônibus. Isso porque cada mudança de atitude de um momento para outro, depende do modo como nos usamos.’ (The Importance of Posture – Louise Morgan, 1954)”
Louise Morgan
Mais sobre a Técnica
O mesmo processo ocorre também em atividades específicas tais como cantar, tocar um instrumento, praticar esportes, trabalhar ao computador, etc.
Assim, com a percepção das reações habituais, torna-se possível escolher e promover mudanças para um diferente uso de si mesmo.
Esta Técnica vem sendo ensinada, ininterruptamente, há mais de cento e vinte anos. Seu alcance está além do “alívio de tensões” ou da “reeducação corporal”, pode-se dizer que a Técnica Alexander está a serviço do auto conhecimento e desenvolvimento do ser humano de uma maneira integrada.